Os Gatos são inteligentes

Todo pai ou mãe de gato adora contar as descobertas e coisas incríveis que seus felinos fazem, afirmando o quanto eles são inteligentes, e aprendem coisas novas a cada dia.

A definição de inteligência está relacionada a competência de entender alguma coisa ou circunstância, e também em resolver situações e problemas associados aos processos mentais, como; relacionar lembranças, processar informações e memorizar o que aprendeu.

Engana-se quem acha que os felinos não são capazes de aprender e lembrar de muitos acontecimentos. O que os diferencia de outros animais, é que eles têm suas próprias vontades, obedecem quando acham conveniente, e tem uma grande capacidade de compreensão.

Além disso, os gatos memorizam vários tipos de informação através de seus sentidos, do seu convívio com outros animais e da sua relação com os seres humanos. E tomam suas decisões a partir de suas experiências.

 

Desta forma, os felinos mostram sua inteligência de diversos modos:

 

 

Motivação

Diferente de alguns animais que nomeiam um líder e seguem ordens, os felinos agem por conta própria e motivação.

Quando você o chama para dormir, ou quer chamar atenção dele para brincar, ele observa se terá alguma vantagem em fazer o que foi pedido. Se tem um petisco atraente para ele, ou se aquele pedido remete a uma sensação boa, e ganhará carinho e conforto.

 

 

 

 

 Imitando os humanos - Observação

Gatos que convivem com humanos desenvolvem muito mais sua inteligência. Aprendem através da observação, e as vezes até imitam os seus donos.

Eles memorizam suas experiências e como reagem a elas. E tomam decisões a partir de seu aprendizado, ajustando o descoberto com o instinto de sobrevivência.

 

 

 

 

Não se submete a ordens

Algumas pessoas acham que o fato dos gatos não obedecerem às ordens é porque não são inteligentes, mas se enganam.

Os felinos não só entendem os comandos como escolhem se é bom para eles seguir ou não.

 

 

 

 

 

 

Um miado para cada situação

O felino se comunica através do seu miado.

Quando ele percebe que seu dono enche o potinho de comida quando ele mia, ou faz um carinho quando ele mia de outro jeito, ele memoriza, e então usa e abusa desta comunicação.

E geralmente encantam muito seus donos, que fazem os que eles pedem por um miadinho.

 

 

 

Movimentação e desvio de objetos

Os felinos adoram correr atrás de objetos, eles caçam, e não sossegam até agarrar o brinquedo que está seguindo.

O que demonstra capacidade de entendimento neste momento, é quando ele deixa um objeto cair embaixo ou atrás de algum lugar. Ele não desiste porque desapareceu, mas sabe que está por ali e continua procurando até encontrar.

 

 

 

 

 

Os números comprovam

O cérebro dos felinos tem uma estrutura que é 90% semelhante à do humano. O córtex cerebral dos gatos, parte responsável pelo processamento de informação cognitiva, é maior e mais complexo, com cerca de 300 milhões de neurônios. Enquanto de outros animais, como os cães por exemplo, tem cerca de 160 milhões de neurônios.

Além disso, suas células nervosas nas áreas visuais do cérebro são maiores do que a dos humanos e parte dos mamíferos. O córtex cerebral também é a base para resolução de problemas e encarregado pelo armazenamento de memórias.

 

 

As Raças mais inteligentes

A inteligência dos felinos também pode ser passada de pai pra filho, através da genética, listamos algumas raças que são consideradas mais inteligentes:

Albissínios, de origem Egípcia

Siamês, de origem Tailandesa

 

 

 

 

                                     

 

 

Bengal, de origem Americana

Angorá Turco

 

 

 

 

                                                            

Bobtail Japonês

Burmês/ Burmese, de origem Tailandesa

 

 

 

 

 

 

 

 

E além da genética, a inteligência dos gatos também se desenvolve através da criação deles. O grande diferencial é o estímulo de seu dono, que ajuda o felino a desenvolver suas habilidades.

Por isso, não duvide da capacidade dos vira-latas, que principalmente nas ruas, são obrigados a desenvolver muitas habilidade para garantir sua sobrevivência.

E quando são adotados mostram aos seus donos o quanto são espertos e inteligentes.

No Comments Yet.

Leave a comment