Porque o meu gato faz xixi fora do lugar?

Seu gatinho sempre foi acostumado a usar a caixinha de areia, mas de um dia para o outro ele começou a fazer xixi ou cocô pela casa, nos tapetes, quartos, sofá. Por que isso acontece? O que pode fazê-lo mudar de comportamento repentinamente?

Os felinos são animais inteligentes e metódicos, seus instintos os levam a enterrar suas necessidades, e facilmente aprendem a usar caixinhas de areia. Se seu gatinho está procurando outros lugares na casa, há algo errado com ele.

A mudança de comportamento  do gato, ocorre para avisar o dono que tem algo diferente acontecendo, seja com mudanças ambientais, que ele não aprova, ou até mesmo problemas com sua saúde.

 

Listamos diversas circunstâncias que podem levar o seu gatinho a alterações de comportamento. Observe, e veja se ele  passou por alguma das situações abaixo:

 

  • Lugar certo para a caixa de areia

Os gatos evitam fazer suas necessidades em lugares barulhentos, procure um local da sua casa que seja calmo e distante do movimento;

 

  • Tipo de caixa

Caso você opte por trocar o tipo da caixa que usa, de aberta para fechada, seu gatinho também pode estranhar de inicio. A caixa fechada é ótima para lugares pequenos e ajudam a controlar o odor, a maioria dos gatinhos se acostumam a ela, mas alguns não gostam do fato de estarem em um lugar fechado. Antes de comprar a caixa veja o tamanho ideal, pois existem tamanhos diferentes para atender aos gatinhos maiores.

 

  • Caixa de areia suja

Há alguns gatinhos que não ligam, mas, para outros é muito importante que a caixinha esteja limpa para que ele possa fazer suas necessidades. E se ele não a encontra limpa, vai procurar algum lugar que esteja. Procure higienizar a caixa de areia mais vezes ao dia ou coloque mais de uma opção de caixa higiênica disponível para ele. Se você tem mais de um gato o ideal é que você tenha uma caixa de areia por gato. Outro ponto importante durante a limpeza é que além de retirar as fezes, também é necessário retirar os montinhos de urina, pois eles tem um cheiro forte. A limpeza geral da caixa deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, retirando toda a areia e lavando bem.

 

  • Caixa de areia fora do Lugar ou com cheiros novos

Você precisou tirar a caixa do lugar onde ele estava acostumado a usar. O gatinho pode estranhar o lugar novo, e de início não o procurar. Não utilize produtos de limpeza com cheiro forte, como alguns desinfetantes, procure usar algo neutro para limpar a caixa de areia.

 

  • Comida ou água próximos a caixa de areia

Os gatinhos não gostam do contato da comida próximos onde fazem suas necessidades. Deixe a ração e comida longe da caixa de areia;

 

  • Quantidade de areia

Se não tiver a quantidade necessária para que o gato enterre suas necessidades, ele pode não querer usar a caixa. Não precisa transbordar de areia, mas precisa ter o suficiente para que ele consiga cavar e enterrar;

 

  • Tipo de areia ou troca de marca

No mercado pet há diversos tipos de areia, e até mesmo opção de sílica, que muitos veterinários não recomendam devido ao risco dos cristais acabarem caindo no olho do gatinho. Você pode testar qual é a preferência do seu gato, eles sempre optam mais pelo conforto. No entanto, ele pode se incomodar, não somente com o tipo, mas se você muda o tempo todo. Caso queira testar, troque gradualmente, para que ele não sinta uma mudança drástica em sua rotina;

 

  • Saúde

Quando os gatinhos ficam doentes eles costumam mudar seu comportamento, e isso envolve deixar de usar a caixinha corretamente. Fique atento, e, ao perceber mudanças, leve-o imediatamente a um veterinário;

 

  • Traumas

É muito importante que o caminho até a caixa de areia seja tranquilo. Caso o gatinho seja assustado, ou tenha que passar em um local com muito barulho até chegar lá, ele pode evitar o caminho, e acabar fazendo suas necessidades onde achar mais seguro. Observe também se outros gatos da casa não estão brigando com ele, isto pode fazer com que ele prefira não ir até o seu banheiro.

 

  • Atenção do dono

Alguns gatos são muito carentes e esperam toda a atenção de seus donos, principalmente aqueles mais carinhosos, que adoram um colo ou muito carinho. Se você está acostumado a passar muito tempo com seu gatinho e vai viajar, ou diminui esse tempo por qualquer outra razão, como a chegada de visitas ou de um novo membro na família, ele pode sinalizar a insatisfação querendo chamar a atenção, e parando de usar a caixinha de areia.

 

 

O comportamento do seu gato vai depender muito de seu cuidado e relacionamento com ele. Por isso, fique de olho no que ele faz e procure não mudar sua rotina bruscamente. Caso precise fazer qualquer mudança, seja de horário, local ou a quantidade do tempo que passa com ele, sempre mude aos poucos, para que ele tenha tempo de se acostumar.

 

No Comments Yet.

Leave a comment