Catnip, a planta que encanta os gatos

Com origem na Europa, Ásia e África, a catnip é encontrada em muitos jardins. E é vendida legalmente, pois estudos comprovam que seu uso não é nocivo à saúde.

Uma plantinha da família da hortelã, chamada Nepeta cataria, erva-dos-gatos ou também catnip. Ela possui neptalactona, um composto orgânico que atiça a maioria dos felinos.

Considerada erva medicinal e aromática, a catnip contém óleos voláteis, esteróis, ácidos e taninos, e libera um cheirinho que os gatos adoram.

É comercializada nas formas: liquida, em pó, ou em sua forma natural; a plantinha.

 

Aceitação

Aproximadamente 70% dos gatos têm reações a Catnip, que são hereditárias, os outros são imunes aos efeitos da plantinha. E na maioria das vezes os filhotes de até seis meses de idade também não são afetados.

 

Efeitos

Ao sentir o cheiro da catnip os gatinhos podem ter diversos tipos de comportamento, como: miar sem parar, lamber, babar, rolar no chão, mastigar a plantinha, pular, correr e se roçar no objeto com catnip.

Alguns gatinhos também podem agir de modo um pouco agressivo com o uso da catnip (em casos raros).

A reação dessa mudança de comportamento dura cerca de 10 minutos e após o término o gatinho fica um tempo imune ao efeito, cerca de 1 hora.

 

 

Os gatos podem comer? É tóxica?

A catnip não é tóxica e não vicia. Se o gatinho consumir uma grande quantidade, comendo a plantinha fresca, ele poder ter um pouco de vômitos ou diarreia, mas são casos raros.

Os gatos também ficam mais sonolentos após o contato com a catnip, devido à energia gasta ao ficar tão animados com seu efeito.

 

Meu gato vai ficar chapado?Ouvi falar que é a maconha de gato?

A planta é conhecida como “maconha dos gatos” por ser uma erva que deixa o gato relaxado ou louco para brincar e ganhar carinho. Ele não fica doidão, apenas eufórico.

 

Onde a catnip pode ser usada?

A catnip pode ser aplicada em diversos brinquedos para atrair os gatinhos, como; bichinhos de pelúcia ou tecido, bolinhas e arranhadores.

É muito útil no processo de adaptação do felino com a casa, e com os móveis que ele pode ou não brincar e arranhar.

 

 

 

A catnip  também pode ser borrifada em diversos lugares.

Ela ajuda a acalmar o gato em dias estressantes como; dia de banho, visitas ao veterinário, ou dias de limpeza em casa, onde aspiradores são usados e alguns gatos se assustam com o barulho.

 

 

Cuidados

Fique atento ao lugar onde guarda a catnip, gatinhos são espertos e conseguem abrir portas, procure deixar trancado e fora de alcance.

 

Catnip e os humanos

O cérebro humano é fisiologicamente diferente do cérebro do gato, fazendo com que a catnip cause efeito contrário, ao invés de euforia, age como um calmante. É usada em forma de chá para aliviar dores de estômago, tosse, dores de cabeça, insônia, nervosismo, abaixar febre e também nas dores de reumatismo e artrites.

AVISO: mulheres grávidas não podem tomar o chá feito com a catnip, ele pode causar contrações antecipadas.

 

 

Interessante

  • Os tigres, leopardos e linces também são atiçados pela catnip;
  • Borboletas usam a catnip como repelentes para moscas e mosquitos;
  • Não ofereça catnip frequentemente ao seu gato, ele pode perder o interesse;
  • A erva mais fresquinha e verde possui efeito mais duradouro.

No Comments Yet.

Leave a comment