Doença Renal: Um vilão para o seu gato

Um dos grandes problemas que assombram todos os donos de gatinhos é a doença renal. Ela pode aparecer ainda na juventude do gato, mas é muito mais comum que apareça na velhice, quando os rins já sofreram muita pressão ao longo dos anos, e não conseguem mais exercer sua função principal, que é filtrar os resíduos do sangue.

Além disso, os rins também desempenham uma série de funções importantes para o organismo, como a regulação dos minerais do corpo e da pressão arterial, e a produção de hormônios essenciais.

Existem dois tipos de insuficiência renal:

Insuficiência renal aguda

Trata-se da incapacidade repentina de os rins desempenharem as suas funções adequadamente. A insuficiência renal aguda nos gatos pode ser causada por infeção ou pela ingestão de toxinas. Os danos nos rins desta natureza podem ser reversíveis, mas não em todos os casos.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica nos felinos ocorre ao longo de um grande período de tempo, que pode ir de meses a anos. As causas podem variar entre infeções e tumores, contudo, na maioria dos casos, desconhece-se a origem exata. Quando é diagnosticada, a insuficiência renal crónica é já uma condição irreversível, mas felizmente existem tratamentos para travar a progressão da doença e aliviar os sintomas.

Os sintomas da doença são variados. O seu gato pode padecer de falta de apetite, parecer cansado e, de um modo geral, letárgico. Esse quadro de sintomas deve-se às toxinas acumuladas no organismo que, numa situação normal, deveriam ser excretadas através da urina. O seu gato pode também sentir náuseas, resultando em vómitos, regurgitação gástrica e mau hálito.

Para evitar doenças renais, alguns comportamentos benéficos podem ser adotados no dia-a-dia. Como:

Certificar-se de que seu gato está bebendo muita água. Rins doentes perdem a habilidade de reter água e produzem uma urina fraca. Essa perda de líquido deve ser compensada, então faça seu gato beber muita água. (Se o seu gato gosta de beber água corrente, considere comprar uma fonte para ele beber.)

Manter uma dieta balanceada para seu gato. Você deve assegurar-se de que a dieta alimentar do seu animal contenha naturalmente todos os nutrientes, vitaminas e minerais essenciais. Para isso, compre rações de qualidade.

Mantenha os produtos químicos longe. Toxinas químicas irão suprimir o sistema imunológico do seu gato e, assim, contribuir para o aparecimento de doenças renais. Mantenha as substâncias tóxicas e produtos químicos fora do alcance de seu animal.
Movimente seu gato. Certifique-se de que seu animal faça exercícios regulares para ajudar a manter sua saúde global e bem-estar. Isso também também contribuirá para a eliminação de substâncias tóxicas pelo corpo que provavelmente levariam a doenças renais.

Apesar de você notar algum dos sintomas, não faça o diagnóstico sem antes consultar um médico. E lembre-se que só o médico pode encontrar a melhor forma para cuidar do seu felino!

No Comments Yet.

Leave a comment