Toxoplasmose NÃO é a doença do gato

Quando o assunto é sobre Toxoplasmose, logo se lembram dos gatos e já os culpam, injustamente, por espalhar a doença.  Quando falamos em grávidas então, todos os parentes próximos a aconselham a se livrar do seu companheiro felino.

 

Mas, você sabia que a maior taxa de transmissão da Toxoplasmose não é pelo contato com os gatos, mas sim com alimentos mal lavados ou carne crua? Sabia que apenas 1% dos gatinhos transmite a doença e para isso precisam estar doentes também?

 

A seguir trazemos alguns estudos e dicas esclarecedoras e importantes para quem tem um gatinho ou pretende ter.

 

O que é Toxoplasmose?

É uma infecção parasitária causada por um protozoário, chamado Toxoplasma gondii.

 

Qual a forma de contaminação de Toxoplasmose?

A Toxoplasmose pode ser adquirida através da ingestão de alimentos contaminados pelo parasita; carne crua ou mal passada, legumes, verduras ou frutas que abriguem os cistos do Toxoplasma, que não forem bem lavadas e tiveram contato com as fezes dos animais hospedeiros. A Toxoplasmose não é transmitida entre humanos.

 

Quais os cuidados para não se contaminar pela Toxoplasmose?

  • Sempre lavar bem as mãos antes de comer ou beber;
  • Lavar bem as mãos após manusear carnes e alimentos;
  • Lavar bem os utensílios usados para cortar a carne crua;
  • Não ingerir água sem saber sua procedência;
  • Não comer carne crua ou mal passada;
  • Lavar muito bem legumes, verduras e frutas;
  • Usar luvas para limpar a caixa sanitária do gato e após a limpeza lavar bem as mãos.

 

 

Toxoplasmose e o gato

Para que o gato transmita a Toxoplasmose ele precisa ser infectado, o que acontece com uma parcela muito pequena de animais. E se por acaso a contaminação ocorreu, a transmissão através dos gatinhos é a mais difícil de acontecer.

Veja como é fácil manter seu gatinho longe da Toxoplasmose:

  • Não dê alimentos crus ou mal passados ao gato;
  • Não permita que seu gato tenha acesso à rua, para evitar que ele cace insetos contaminados ou coma alimentos infectados;
  • Sempre desinfete a caixa de areia e a pá utilizada na limpeza;
  • Limpe a caixa de areia diariamente;
  • Leve o gatinho ao veterinário frequentemente e mantenha suas vacinas e vermífugo em dia.

O gatinho que contraiu a Toxoplasmose elimina os “ovos” do parasita através das fezes, e isto acontece apenas uma única vez durante toda a sua vida, durante 15 dias. Para que a contaminação aconteça o gatinho precisa estar na fase de eliminação dos “ovinhos” do parasita e você precisa levar a boca os “ovinhos” germinados, e isto só acontece após 24 horas da eliminação das fezes. Isto é, você só vai contrair a Toxoplasmose através do gato se ingerir suas fezes neste período, ou entrar em contato com ela sem lavar as mãos e ingerir um alimento. Esta é a única forma de transmissão através dos gatos. Lambidas, arranhões e carinhos, mesmo com o gatinho infectado, não oferecem riscos.

 

Quais os principais riscos ao ser contaminado pela Toxoplasmose?

Qualquer pessoa pode ser infectada pela Toxoplasmose. Quando uma pessoa está saudável, seu sistema imunológico a defende das consequências do parasita, o deixando inativo contra suas ações dentro do organismo.

Mas se por algum motivo a pessoa está com o sistema imunológico comprometido, ela pode ter complicações causadas pela doença.

A Toxoplasmose também pode ser congênita, passada de mãe para filho. Por isso, mulheres grávidas precisam reforçar os cuidados com a alimentação, não devem ingerir água sem saber a procedência e devem manter a higiene em seu lar. Grávidas sempre devem manter as consultas do pré Natal em dia e fazer todos os exames solicitados, para, caso necessite, fazer o tratamento necessário.

Em caso de dúvidas consulte um infectologista, e grávidas seu obstetra de confiança.

 

Quais são os sintomas da Toxoplasmose?

Em pessoas saudáveis, dificilmente os sintomas são notados, pois são muito parecidos com uma gripe, dor de cabeça, dor no corpo ou dor de garganta.

Mas, em pessoas com o sistema imunológico comprometido podem aparecer sintomas mais graves como; convulsões, visão turva e problemas de coordenação ou respiratórios.

 

Qual é o tratamento?

A Toxoplasmose tem tratamento e cura. O uso de antibióticos é utilizado no tratamento e variam conforme o tipo e situação do paciente. Sempre consulte um médico especialista.

 

 

Viu como só depende de você para que a doença seja adquirida?

 

Por isso, leia, se informe, siga todos os cuidados e saiba que pode ficar tranquila e conviver normalmente com o seu gatinho, antes, durante e após a gravidez.

 

Nunca o abandone seu gato! Ele precisa de um lar seguro e com muito amor.

No Comments Yet.

Leave a comment